Os socorristas do Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú (SC) foram acionados por volta das 9h46min desta quinta-feira (13/6) quando se deslocaram até o Bairro Barra, em região de marina, onde um caminhão tanque caiu no Rio Camboriú.
Quando a guarnição chegou ao local encontrou a vítima submersa a um metro e meio de profundidade no interior da cabine do veículo.
O homem encontrava-se em estado de afogamento com parada cardiorrespiratória, sendo iniciado o processo de recuperação cardiorrespiratória.
Foi acionado o Helicóptero Arcanjo que, através de sua equipe médica, permaneceu no local prestando apoio. Porém, infelizmente, a vítima não resistiu e entrou em óbito no local.
Ainda segundo a corporação, não houve vazamento de óleo diesel, sendo o órgão ambiental acionado.
ATUALIZAÇÃO:
De acordo com informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, o caminhão-tanque, carregado de óleo diesel, acessou a rampa de acesso ao rio para realizar o abastecimento de uma embarcação atracada no píer.
Ao parar e acionar os freios estacionários do caminhão, o condutor desceu do veículo. No entanto, o caminhão começou a deslizar em direção ao rio. O condutor retornou para dentro do caminhão a fim de freá-lo, porém, sem sucesso, e o veículo adentrou no rio, afundando sua cabine a cerca de 2 metros de profundidade.
Populares tentaram retirar o motorista da cabine, realizando mergulho livre, mas não obtiveram sucesso. Quando a guarnição chegou, foi realizado o mergulho utilizando equipamento de proteção respiratória. O motorista estava preso pelo volante e pela haste do cinto. Após a liberação, a vítima foi retirada da água e colocada em cima do píer, onde as manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) foram iniciadas.
A guarnição continuou realizando as manobras de reanimação até a chegada da equipe do Helicóptero Arcanjo de Blumenau. A equipe médica do Arcanjo assumiu a ocorrência, seguindo com as manobras de RCP. Posteriormente, o médico da equipe decretou o óbito no local.
Foram acionados a Polícia Civil, a Polícia Científica, a Defesa Civil, o órgão ambiental do município e o responsável pela empresa, todos se fizeram presentes. A retirada do caminhão ficou a cargo da Defesa Civil e da empresa. O diretor ambiental do município providenciou de imediato barreiras de contenção de vazamento de combustível ao redor do caminhão para conter os fluidos do motor, já que a carga não extravasou.