Em um movimento pioneiro no estado de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal de Brusque, em colaboração com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançará o programa “Brusque Mais Inteligente” no dia 2 de julho, às 10h, no auditório do Bloco F da Unifebe. A iniciativa é um projeto piloto inovador que busca transformar Brusque em um exemplo de cidade inteligente, promovendo a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade.
O evento de lançamento contará com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, incluindo, também, representantes do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). “Este projeto representa um marco, já que Brusque será o primeiro município do estado a implementar uma série de ações integradas e abrangentes voltadas para a modernização urbana”, comenta o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, José Henrique Nascimento.
“Entre as principais inovações que serão apresentadas estão os semáforos inteligentes, projetados para otimizar o fluxo de tráfego e reduzir os congestionamentos nas vias da cidade”, continua Nascimento.
A sustentabilidade é outro pilar fundamental do programa. Para isso, diversos projetos para a área também foram inscritos, como a proposta de instalação de paineis solares em diversos pontos estratégicos, além da instalação de usinas fotovoltaicas.
Outro ponto destacado pelo secretário municipal é a possibilidade de mais câmeras de vigilância pela cidade, além da criação de um centro de operações integrado, garantindo mais segurança em todas as áreas. O programa prevê, ainda, a possibilidade de disponibilização de Wi-Fi público e gratuito em toda a cidade, medida que visa democratizar o acesso à internet, facilitando a vida dos cidadãos e proporcionando um ambiente mais conectado e inclusivo.